NOTÍCIAS PERGUNTA A ... ACHEI CURIOSO CONTRIBUTOS JUV MEDIATECA SUGESTÕES FOTOGRAFIAS ENTREVISTAS
 
 
 
 
14.30 - Assembleia (simulação)
20.00 - Jantar-Conferência com o Dr Vasco Graça Moura
Participantes
 
  Maria João Mestre
24 anos
   
Grupo Azul
Distrito:
LisboaAM
Concelho:
Oeiras
Hobbie:
Ski
Animal:
Cão
Comida:
Sushi
Música:
Madonna
Livro:
Memorial do Convento
Filme:
Paixão de Cristo
Gostaria de Ser:
Ainda mais feliz
     
    Intervenções
   
Ambiente: peça chave do desenvolvimento?
Globalização: O novo mundo em que vivemos
Jantar-Conferência com o Prof. Paulo Mota Pinto
Assembleia (simulação)
     
    Pergunta a ...
   
Dra. Teresa Morais
Vê algumas melhoras desde a lei que encurtou o prazo para a adopção de crianças ou pensa que mesmo assim ainda existe um longo caminho a percorrer?
Infelizmente, creio que não se verificam melhorias significativas no tempo de conclusão dos processos de adopção. Julgo que a lei não tem muita margem para continuar a encurtar prazos. As melhorias devem ser ao nível do processo de selecção dos candidatos, que está sob alçada da Segurança Social.
Prof. João Deus Pinheiro
Acha útil ou vital a entrada da Turquia na União Europeia? Representa um território estratégico essencial para a União Europeia ou as diferenças culturais que apresenta são inultrapassáveis?

Se a decisão tivesse que ser tomada hoje diria que:

  • Não é útil, nem vital;
  • É um território estratégico essencial para a UE;
  • As diferenças culturais ão o "busilis" da questão.

Foi com Ataturk (há quase um século) que a secularização da Turquia se iniciou. Com resultados diferenciados conforme a região e o respectivo grau de desenvolvimento.

Ultimamente com o começo das negociações para a eventual adesão, houve progressos sensíveis em muita legislação turca no sentido de uma maior aproximação à UE.

As negociações irão durar pelo menos uma década e seja qual for o desenlace final (adesão, parceria especial ou associação), será inevitável que a legislação, as instituições e as práticas turcas estarão bem mais próximas da UE do que agora. Tal será inequivocamente positivo.

Mas 10, 15 anos é muito tempo. (Quem falava em Internet ou Globalização há 15 anos? Quem tinha telemóvel? Assim...)

O melhor é esperar para ver, antes de formular um juízo definitivo.


Dr. José Ramos Horta
Num país cada vez mais assolado pela criminalidade, alvo de constantes ataques por parte de milícias e onde se instalam tropas de vários países, nomeadamente a Austrália, que por um lado ajudam à estabilidade, mas por outro, têm interesses económicos nos recursos minerais e petrolíferos do país. Qual a sua solução para se conseguir paz em Timor no meio de tantos instresses diferentes?
Dr. Vasco Graça Moura
Portugal tem uma percentagem muito baixa de jovens que chegamao ensino superior, e os que acabam, ficam desempregadas e até são obrigadas a emigrar em busca de oportunidades. Como convencemos os jovens portugueses a frequentar o ensino superior se a situação está tão má? Qual é a sua opinião?
Dra. Leonor Beleza
Porque razão somos dos países europeus em que se gasta mais em saúde, mas muitos serviços não melhoram ou até pioram, obrigando os cidadãos a recorrer ao privado?
Dr. Durão Barroso
Como é que tem sido o saldo da sua experiência como Presidente da Comissão Europeia?
 Zita Seabra
Quais são as reformas legislativas mais urgentes a afectar no código civil português? Que matérias estão desactualizadas?
Prof. Paulo Mota Pinto
Quais são as reformas legislativas mais urgentes a afectar o código civil português? Que materias estão desactualizadas?
 Zita Seabra
Como lida com o facto do seu mais recente livro ser alvo de muitas especulações? Acha que o "feedback" tem sido em geral positivo ou negativo?
     
    Achei Curioso
   
  • Achei curiosos os comentários do Dr. Rodrigo Moita de Deus ao participantes na Assembleia desta tarde. Muito perspicazes!
  •      
        Mensagem Final
       

    Sem dúvida, todos saímos daqui mais motivados. Para mim, esse foi o grande sucesso da Universidade de Verão.

         
        Ouvir Entrevista