NOTÍCIAS PERGUNTA A ... ACHEI CURIOSO CONTRIBUTOS JUV MEDIATECA SUGESTÕES FOTOGRAFIAS ENTREVISTAS
 
 
 
 
14.30 - Assembleia (simulação)
20.00 - Jantar-Conferência com o Dr Vasco Graça Moura
outros
 
  Durão Barroso
50 anos
 
   
Hobbie:
Marcha (já que a leitura - minha actividade principal fora do "trabalho" - não pode ser reduzida à mera categoria hobbyística...)
Animal:
O Coelho (em homenagem à persistência do director da UV 2006 que conseguiu "arrancar-me" as respostas a este questionário)
Comida:
Ovos Verder
Livro:
A Obra Lírica (existem várias edições) de Luís de Camões
Filme:
As asas do desejo de Wim Wenders
Qualidade:
A generosidade. A capacidade de amar os outros
     
  Curriculum:
 

José Manuel Barroso
Nasceu em Lisboa a 23 de Março de l956
Casado com Margarida Sousa Uva
Três filhos: Luís, Guilherme e Francisco, de 22, 19 e 17 anos.

 
Currículo académico

  • Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa,  com distinção  
  • Diplomado em Estudos Europeus pelo Instituto Universitário de Estudos  Europeus da Universidade de Genebra, com distinção.  
  • Mestre em Ciência Política pelo Departamento de Ciência Política da  Faculdade de Ciências Económicas e Sociais da Universidade de Genebra, tendo  como tema de tese “Le systéme politique portugais face à l’intégration  européenne”.  
  • Estágios e cursos de curta duração na Universidade de Colúmbia (Nova  Iorque), na Universidade de Georgetown (Washington, D.C.), no Instituto  Universitário Internacional (Luxemburgo) e no Instituto Universitário Europeu  (Florença).  
  • Foi sucessivamente assistente na Faculdade de Direito da Universidade de  Lisboa, assistente no departamento de Ciência Política da Universidade de  Genebra e professor convidado no Department of Government e na School of  Foreign Service (Center for German and European Studies) da Universidade de  Georgetown, Washington D.C. (1996-1998). Director do Departamento de Relações  Internacionais da Universidade Lusíada (Outubro 1995 - Março 1999).  
  • Bolseiro da Confederação Suíça, da Comissão das Comunidades Europeias, da  Fundação Volkswagenwerk, da OTAN e do Fundo Nacional Suíço para a Investigação  Científica.  
  • Fundador da Associação Universitária de Estudos Europeus em 1979.

Currículo político

  • Presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito da Universidade  de Lisboa (1975-1976).  
  • Membro do Movimento Europeu desde 1991, após a reactivação da secção  portuguesa.  
  • Membro do Partido Social Democrata (PSD) desde 1980; foi membro do  Conselho Nacional do PSD, membro da Comissão Política Nacional, director  adjunto do Gabinete de Estudos Nacional, Presidente da Comissão de Relações  Internacionais e eleito Presidente do Partido pelo XXII Congresso em Maio de  1999, sendo reeleito três vezes.  
  • Eleito deputado por seis mandatos consecutivos desde 1985, foi Presidente  da Comissão de Negócios Estrangeiros da Assembleia da República entre 1995 e  1996.  
  • Secretário de Estado da Administração Interna no X Governo Constitucional,  Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e Ministro dos  Negócios Estrangeiros nos XI e XII Governos Constitucionais.  
  • Primeiro-Ministro do XV Governo Constitucional a partir de Abril de 2002.  
  • Chefiou e participou em diversas missões no plano internacional,  nomeadamente no processo para a autodeterminação de Timor-Leste e no processo  de paz para Angola em 1990/1991. Foi chefe da delegação do IDEA (Instituto  Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral, Estocolmo) à Bósnia  e Herzegovina, em Setembro de 1996, e consultor das Nações Unidas para o  projecto relativo à pacificação em África (Tanzânia), em Outubro de 1997.  
  • Membro de vários grupos informais de conselho ao Secretário-Geral das  Nações Unidas, nomeadamente do Secretary General Resource Group on the  Democratic Republic of Congo.  
  • Vice-Presidente do Partido Popular Europeu, de 1999 a 2002, e  Vice-Presidente da Center Democrats International, desde 2001.

Actos relevantes na área europeia enquanto nos Negócios Estrangeiros

  • Para além da participação nos Conselhos Europeus, nas reuniões informais  de chefes de Estado e Governo, nos Conselhos de Assuntos Gerais e reuniões  informais dos Ministros dos Negócios Estrangeiros ("Gymnich"), realce para as  Conferências Ministeriais de S. José, Reuniões Comunidades Europeias/Grupo do  Rio, Conferência de Lançamento do Pacto de Estabilidade para a Europa,  Conferência de Revisão e Prorrogação do Tratado de Não Proliferação e reuniões  ministeriais do Fórum do Mediterrâneo (cinco mais cinco).  
  • Durante este período ocorreu a primeira Presidência Portuguesa do Conselho  da União Europeia (1992), onde coordenou a Delegação da Presidência da UE à  Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento (CNUAD, Cimeira  da Terra, Rio de Janeiro) e a Presidência Portuguesa da UEO.  
  • Assinou em nome de Portugal os Acordos Europeus com a Roménia, Bulgária,  Eslováquia e República Checa (1993), o Tratado de Adesão da Áustria, da  Finlândia e da Suécia à União Europeia, em Corfu (Junho de 1994), e o Acordo  de Cooperação e Parceria entre a União Europeia e a Rússia, Corfu (1994).

Actos relevantes na área europeia enquanto Primeiro-Ministro de Portugal

  • Participou em todos os eventos da União Europeia que requereram a presença  de Portugal ao nível de Chefes de Estado e do Governo, muito em especial nos  Conselhos Europeus. De destacar a assinatura dos Tratados de Adesão de Chipre,  Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Eslováquia, Eslovénia e  República Checa e a cerimónia de adesão destes dez Estados à União Europeia,  as cimeiras relativas à Convenção sobre o Futuro da Europa, a Conferência  Intergovernamental e em que foi adoptado o Tratado que aprova a Constituição  da União Europeia.

Publicações

  • Várias publicações na área da Ciência Política, Relações Internacionais e  questões relativas à União Europeia, com destaque para “Sistema de Governo e  Sistema Partidário”, co-autor, Lisboa, 1980, e “Le systéme politique portugais  face à l’intégration européenne”, Lisboa e Lausana, 1983, “Política de  Cooperação”, 1990, “A Política Externa Portuguesa 1994-1995”, “Uma Certa Ideia  de Europa”, 1999, “Uma Ideia para Portugal”, 2000, “Mudar de Modelo”, 2002, e  “Reformar: Dois Anos de Governo”, 2004.  
  • Publicou igualmente diversos estudos de Ciência Política e de Direito  Constitucional em obras colectivas, enciclopédias e revistas científicas  nacionais e estrangeiras, nomeadamente a Pólis, Análise Social, Il Politico,  Dictionnaire International du Fédéralisme. Fundador e primeiro director da  Revista de Ciência Política.

Condecorações, prémios e distinções

  • Mais de duas dezenas de condecorações, com destaque para a Grã-Cruz da  Ordem Militar de Cristo (Portugal), em 1996. Recebeu o Prémio da Casa da  Imprensa na área da política, em 1992, e foi nomeado Global Leader for  Tomorrow pelo World Economic Forum em 1993. Eleito “Personalidade do Ano” em  1991 e 2004 pela Associação de Jornalistas Estrangeiros em Portugal. Título  honoris causa concedido pela Universidade Roger Williams, em Rhode Island,  EUA, em 2005. Medalla de l’Universidad de Alcalá de Henares e Medalla de Oro  de la Ciudad de Zamora, Espanha, 2005. Título honoris causa em Humanidades,  Universidade de Georgetown, Washington DC, e em Ciências Políticas,  Universidade de Estudos de Génova, Itália, em 2006; Medalha de Ouro: The Bell  Celebration – Message to the United Europe, da empresa Ferdinan Martinengo,  Eslováquia. EFR-Business Week Award, Universidade Erasmus de Roterdão. Título  honoris causa em Direito, Universidade de Kobe, Japão, Abril de 2006.