NOTÍCIAS PERGUNTA A ... ACHEI CURIOSO CONTRIBUTOS JUV MEDIATECA SUGESTÕES FOTOGRAFIAS ENTREVISTAS
 
 
 
 
14.30 - Assembleia (simulação)
20.00 - Jantar-Conferência com o Dr Vasco Graça Moura
Participantes
 
  Luis Pereira Pinto
22 anos
   
Grupo Azul
Distrito:
Porto
Concelho:
MARCO DE CANAVESES
Hobbie:
Ler
Animal:
Lobo
Comida:
Arroz de marisco
Música:
Jazz
Livro:
A fórmula de Deus
Filme:
Seven
Gostaria de Ser:
Político
     
    Intervenções
   
Sessão Plenária Extraordinária
Baixar os Impostos: Sim ou Não?
Assembleia (simulação)
     
    Pergunta a ...
   
Dr. Pedro Rodrigues
Qual o programa da e estratégia da JSD para os jovens que frequentam o ensino superior e para os recéns-licenciados?
Hoje os jovens licenciados sofrem um enorme flagelo que é o desemprego. Há vinte anos atrás a licenciatura constituía o passaporte para o mercado de trabalho, hoje é um bilhete dourado para o desemprego.
Por isso é fundamental adequar-se a oferta do ensino superior com a procura do mercado de trabalho. Para tal é fundamental por um lado, aproximar os agentes do mercado de trabalho com as universidades, por outro é determinante reformular os mecanismos de acesso ao ensino superior. Não faz qualquer sentido que as regras de acesso sejam determinadas em função de mecanismos de natureza administrativa e financeira.
Atendendo ao absoluto desajustamento entre a oferta e a procura do mercado de trabalho, as regras de acesso ao ensino superior devem ser determinadas em função das necessidades do mercado de trabalho, pelo que me parece fazer sentido reintroduzir a discussão sobre a possibilidade de definirmos a entrada no ensino superior através da regra dos numerus clausus estratégicos.
Prof. João Deus Pinheiro
Com a sua experiência política a nível nacional e europeu, qual a sua opinião em relação aos desequilíbrios reais a nível económico e social do nosso País?
Dr. José Ramos Horta
Qual poderá ser o papel do Estado português, para que Timor - Leste resolva os seus problemas internos, a nível político e iniciar em definitivo a sua construção como país independente?
Dra. Leonor Beleza
Como é de conhecimento público, o investimento na investigação cienctifica em Portugal é pouca, para um país que se intitula como desenvolvido. De que forma, fundações como a que a Vossa Excelência preside poderia ajudar para o melhoramento desta situação? De que forma este investimento inflacionaria a qualidade do Ensino Superior?
Dr. Durão Barroso
Visto a revisão ao Tratado Europeu ter sido emperrado em países que foram os pioneiros da CEE, como a França, qual é o futuro a longo prazo da UE? Será ainda possível a constituição do super Estado Europeu (Federação), com a constituição de um governo e Constituição própria? Será esse o caminho Europeu?
     
     
    Sugestões
   
  • O grupo azul após reunião extraordinária, decidiu lançar o desafio de que os conselheiros e avaliadores também adiram ao espirito solidário que nos foi incutido e apresentem no próximo sábado um número no cabaré.



  •      
        Mensagem Final
       

    Disseram-nos que éramos uma “selecção nacional”. De facto, sou obrigado a concordar, pois há de facto muitos valores seguros, que precisam de continuar com esta formação, para serem quadros políticos de excelência. Não podia deixar um testemunho, sem um agradecimento muito especial a todo a organização, a todos os colegas, e ao meu Grupo Azul.


    Boa Sorte a todos. Cumprimentos laranjinhas.