Dr. Pedro Rodrigues
Qual seu plano para fazer chegar a mensagem da JSD aos jovens do ensino secundário onde a JCP ainda domina? De facto, a aposta no ensino secundário é absolutamente determinante. A este propósito deixa-me dar-te nota de que iremos desenvolver no início do ano lectivo uma campanha dirigida aos alunos do ensino secundário, na qual exigiremos que o governo desenvolva uma activa reforma que promova os valores do mérito, da excelência e da qualidade, que combata o insucesso e abandono escolar e que permita aos jovens assim que terminem a escolaridade obrigatória disporem de instrumentos efectivos para ingressarem no mercado de trabalho.
A conquista da confiança dos jovens do ensino secundário impõe que lhes adequemos a nossa mensagem. Não podemos falar com os jovens do ensino secundário como comunicamos com os alunos do ensino superior ou com os jovens que procuram o primeiro emprego ou primeira habitação.
Confesso que não partilho da opinião de acordo com a qual a JSD deve resumir a sua actuação ao nível do ensino secundário através do exercício da sua influência junto das associações de estudantes, tal como faz a JCP. A JSD deve olhar para as associações de estudantes como parceiros estratégicos na nossa actuação e como espaço de formação para os nossos quadros.
Prof.Dr. Luis Valadares Tavares
O que deve ser feito para devolver ao Ensino Básico e Secundário português os valores e o desafio que este deveria representar para os jovens?
Dr. José Ramos Horta
Estando tão longe de Portugal, como olham os timorenses para o nosso "jardim à beira mar plantado" e o que podem os portugueses fazer para ajudar Timor a crescer e a desenvolver-se?
Dra. Leonor Beleza
Quando prevê que a cegueira seja tão facilmente curada como a gripe?
Dra. Teresa Morais
Não querendo parecer Joana Amaral Dias do BE, porque não permitir casais homosexuais adoptar crianças em risco? Não será inevitável?
Achei Curioso
Alguns alunos aproveitem uma mera pergunta para fazer um discurso político e para procurarem protagonismo. Perante tão prestigiados convidados a humildade não faria nada mal.
Sugestões
Todos o papel gasto seja, após passagem para formato digital da informação, reciclado. Propunha também que a UV se designasse também como "Universidade Verde" ou "Univeridade Amiga do Ambiente". Talvez seja complicado, mas seria excelente que os portáteis estivessem disponíveis 24h por dia (a sala fecha as 2h).
No ínicio da UV seja cantado o Hino Nacional, por forma a que todos estejamos concientes do grande objectivo que nos traz cá.
Os tempos de pergunta dos grupos ser contabilizado e limitado e/ou tido como avaliação.
Mensagem Final
Na Universidade de Verão tem-se a impressão de andar à frente no tempo!