NOTÍCIAS PERGUNTA A ... ACHEI CURIOSO CONTRIBUTOS JUV MEDIATECA SUGESTÕES FOTOGRAFIAS ENTREVISTAS
 
 
 
 
14.30 - Assembleia (simulação)
20.00 - Jantar-Conferência com o Dr Vasco Graça Moura
Participantes
 
  Raquel Baptista Leite
17 anos
   
Grupo Cinzento
Distrito:
LisboaAM
Concelho:
Cascais
Hobbie:
Ballet, Piano, Canto e JSD
Animal:
Elefante
Comida:
Lasanha
Música:
Kissing you
Livro:
Estranho caso do cão morto
Filme:
Música no coração
Gostaria de Ser:
Médica
     
    Intervenções
   
Ajustamento a participação na área do Euro
Sessão Plenária Extraordinária
Assembleia (simulação)
     
    Pergunta a ...
   
Dra. Leonor Beleza
Qual foi a principal razão que a levou a aceitar o lugar de presidente da fundação?
Era impossível recusar uma distinção como a designação de que fui objecto. Disse instintivamente que sim.
Dr. Pedro Rodrigues
Considera que o líder nacional da JSD deve ser eleito por eleições directas como acontece com Presidente do PSD?
A eleição directa do líder da JSD é um debate que se terá oportunamente de realizar na nossa estrutura. Em todo o caso há duas notas que me parece importante ter em consideração. Em primeiro lugar, não me parece fazer sentido apenas proceder-se à eleição directa do Presidente da Comissão Política Nacional. A adoptar-se esse método, o mesmo deve aplicar-se a toda a direcção nacional sob pena de passarem a existir membros com legitimidade acrescida, (Presidente), e outros com legitimidade diminuída, pelo facto de serem eleitos em Congresso.
Em segundo lugar, é determinante ter-se em consideração que a determinação do método de eleição através do voto directo dos militantes significa forçosamente que uma decisão importante como a eleição do líder da JSD passa a ser determinante apenas meia dúzia de estruturas com o inconveniente de reduzir a JSD a 5 distritos.
Esta é uma questão importante que deve obedecer a um debate sério e ponderado que permita avaliar as implicações, as vantagens e as desvantagens.
Dr. Miguel Macedo
Não considera que o financiamento das campanhas internas do Partido (eleições directas) deveriam também ser fiscalizadas ao abrigo da lei do financiamento dos partidos políticos?
Prof.Dr. Luis Valadares Tavares
Nos países pobres de África os impostos são muito elevados para que os seus governantes possam mostrar aos países que lhes emprestam dinheiro que estão a fazer um esforço por arranjar dinheiro para pagar as dívidas. Mas, assim a Economia não cresce porque ninguém quer investir num país com impostos elevados. A pergunta é: Qual a solução para estes países? Devem os países ricos perdoar as dívidas? Isso será suficiente para o problema?
Dr. José Ramos Horta
Em que medida o Nobel da Paz lhe mudou a vida?
Dr. Vasco Graça Moura
Se pudesse escolher uma política de cultura para Portugal, apostaria em novos talentos ou na preservação do património histórico?
Prof. João Deus Pinheiro
Como é que sugere que os jovens portugueses possam conhecer e colaborar com os seus eurodeputados?
Dr. Durão Barroso
Continua a achar o Tratado Europeu fundamental para o futuro de União Europeia?
Dra. Teresa Morais
Considera que as Instituições Particulares de Solidariedade Social têm um papel importante na ajuda às crianças em risco ou deveria ser o Estado a assumir estas responsabilidades?
     
     
    Mensagem Final
    A Universidade de Verão foi uma surpresa e uma experiência interessante. Sem dúvida, muito enriquecedora. Saber ceder, ouvir e crescer com os mais velhos. Aprender uma nova forma de encarar a política, uma forma mais motivada e apaixonada. Sem dúvida que, para além da obtenção de novos conhecimentos, estas foram as razões que me levam a dizer que esta foi uma das melhores experiências que tive.
     
    Ouvir Entrevista