NOTÍCIAS PERGUNTA A ... ACHEI CURIOSO CONTRIBUTOS JUV MEDIATECA SUGESTÕES FOTOGRAFIAS ENTREVISTAS
 
 
 
 
14.30 - Assembleia (simulação)
20.00 - Jantar-Conferência com o Dr Vasco Graça Moura
Participantes
 
  Tiago Pereira
22 anos
   
Grupo Castanho
Distrito:
Porto
Concelho:
Gondomar
Hobbie:
Ler
Animal:
Cavalo
Comida:
Arroz de Cabidela
Música:
Voa bem mais alto
Livro:
"Crónicas da Revolução"
Filme:
Camarate
Gostaria de Ser:
Professor de Geografia
     
    Intervenções
   
Ambiente: peça chave do desenvolvimento?
Os 10 mandamentos em Democracia
     
    Pergunta a ...
   
Dr. Pedro Rodrigues
O interior português está, por diversos motivos, a ficar despovoado. Qual é, na tua opinião, as medidas necessárias para fixar os jovens?
O problema do despovoamento do interior do país é um dos principais problemas que Portugal hoje enfrenta. Cerca de1/3 do nosso território está já hoje despovoado e para combater a interioridade não basta construir auto-estradas, é necessário criar condições efectivas que permitam a fixação de empresas e a promoção de investimento. Só assim se criarão empregos para que os jovens possam ter condições para se fixarem no interior do país.
O Estado tem de atribuir ajudas directas a empresas que se pretendam fixar no interior do país, de forma a compensar os custos da interioridade.
Por outro lado, deve o Estado criar no interior do país universidades e politécnicos de qualidade que ministrem cursos adequados à procura do mercado de trabalho da região de forma a fixar jovens qualificados no interior do país.
Importa ainda a este propósito ter a noção que Portugal é o país mais centralizado da União Europeia e aquele onde uma menor parcela de decisões sobre as questões de interesse comum é tomada em níveis próximos dos cidadãos, o que obviamente tem implicações neste domínio.
A JSD vai promover um Congresso da Interioridade em Março do próximo ano com a preocupação de discutirmos este assunto e apresentarmos um Plano Nacional contra a Desertificação de Portugal.
Prof.Dr. Luis Valadares Tavares
Como entende a resposta que o Ensino Superior dá à nossa sociedade?
Dr. José Ramos Horta
Sendo Timor um País em vias de desenvolvimento sem qualquer tipo de industria de referência, qual vai ser a estratégia do crescimento?
Prof. João Deus Pinheiro
Se o Tratado Constitucional não foi avante, qual é na sua opinião, o futuro da União Europeia?
     
     
    Mensagem Final
   

A Universidade de Verão representa o que de melhor há na política: formação, companheirismo, aprendizagem, rigor e inteligência.

     
    Ouvir Entrevista