NOTÍCIAS PERGUNTA A ... ACHEI CURIOSO CONTRIBUTOS JUV MEDIATECA SUGESTÕES FOTOGRAFIAS ENTREVISTAS
 
 
 
 
14.30 - Assembleia (simulação)
20.00 - Jantar-Conferência com o Dr Vasco Graça Moura
Participantes
 
  João Reis
17 anos
   
Grupo Rosa
Distrito:
Porto
Concelho:
Porto
Hobbie:
Leitura
Animal:
Cão
Comida:
Dourada grelhada
Música:
I Believe I can fly - R. Kelly
Livro:
A Fórmula de Deus - José Rodrigues dos Santos
Filme:
Armaggedon
Gostaria de Ser:
Gestor, Político
     
    Intervenções
   
Ambiente: peça chave do desenvolvimento?
Assembleia (simulação)
Falar Claro
     
    Pergunta a ...
   
Dr. Pedro Rodrigues
Qual seu plano para fazer chegar a mensagem da JSD aos jovens do ensino secundário onde a JCP ainda domina?
De facto, a aposta no ensino secundário é absolutamente determinante. A este propósito deixa-me dar-te nota de que iremos desenvolver no início do ano lectivo uma campanha dirigida aos alunos do ensino secundário, na qual exigiremos que o governo desenvolva uma activa reforma que promova os valores do mérito, da excelência e da qualidade, que combata o insucesso e abandono escolar e que permita aos jovens assim que terminem a escolaridade obrigatória disporem de instrumentos efectivos para ingressarem no mercado de trabalho.
A conquista da confiança dos jovens do ensino secundário impõe que lhes adequemos a nossa mensagem. Não podemos falar com os jovens do ensino secundário como comunicamos com os alunos do ensino superior ou com os jovens que procuram o primeiro emprego ou primeira habitação.
Confesso que não partilho da opinião de acordo com a qual a JSD deve resumir a sua actuação ao nível do ensino secundário através do exercício da sua influência junto das associações de estudantes, tal como faz a JCP. A JSD deve olhar para as associações de estudantes como parceiros estratégicos na nossa actuação e como espaço de formação para os nossos quadros.
Prof.Dr. Luis Valadares Tavares
O que deve ser feito para devolver ao Ensino Básico e Secundário português os valores e o desafio que este deveria representar para os jovens?
Dr. José Ramos Horta
Estando tão longe de Portugal, como olham os timorenses para o nosso "jardim à beira mar plantado" e o que podem os portugueses fazer para ajudar Timor a crescer e a desenvolver-se?
Dra. Leonor Beleza
Quando prevê que a cegueira seja tão facilmente curada como a gripe?
Dra. Teresa Morais
Não querendo parecer Joana Amaral Dias do BE, porque não permitir casais homosexuais adoptar crianças em risco? Não será inevitável?
     
    Achei Curioso
   
  • Alguns alunos aproveitem uma mera pergunta para fazer um discurso político e para procurarem protagonismo. Perante tão prestigiados convidados a humildade não faria nada mal.
  •      
        Sugestões
       
  • Todos o papel gasto seja, após passagem para formato digital da informação, reciclado. Propunha também que a UV se designasse também como "Universidade Verde" ou "Univeridade Amiga do Ambiente". Talvez seja complicado, mas seria excelente que os portáteis estivessem disponíveis 24h por dia (a sala fecha as 2h).
  • No ínicio da UV seja cantado o Hino Nacional, por forma a que todos estejamos concientes do grande objectivo que nos traz cá.
  • Os tempos de pergunta dos grupos ser contabilizado e limitado e/ou tido como avaliação.
  •      
        Mensagem Final
        Na Universidade de Verão tem-se a impressão de andar à frente no tempo!