Dr. Pedro Rodrigues
Que papel devem desempenhar as juventudes partidárias no futuro? As juventudes partidárias devem assumir como uma das suas principais funções a formação política, por duas razões essenciais.
Em primeiro lugar, porque a credibilização do sistema político conquista-se com actores políticos nos quais os cidadãos se revejam, e com cidadãos conscientes das suas responsabilidades. Ora, as juventudes partidárias contribuirão para essa mesma credibilização através da aposta séria na formação política e cívica dos seus membros.
Por outro lado, as juventudes partidárias têm a responsabilidade de contribuir para a renovação e regeneração dos quadros políticos do partido de que faz parte, devendo essa mesma renovação ser efectuada com quadros políticos conscientes e devidamente formados.
Além da afirmação da formação política, as juventudes partidárias devem assumir sempre a defesa dos interesses, dos anseios e das preocupações da juventude portuguesa como, como a sua razão de ser. Uma juventude partidária que esquece que essa é a sua razão de existência nega-se a si própria. A defesa dos interesses da juventude deve ser sempre efectuada mesmo que isso se revele incómodo para o partido ou para o governo. A agenda de uma juventude partidária tem de ser definida em função dos interesses da juventude e não em função das preocupações circunstanciais do partido ou do governo.
Dra. Leonor Beleza
Que medidas ou incentivos devem ser criados para um aumento do voluntariado juvenil numa acção, Fundação ou projecto?
Sugestões
Propor aos oradores que na preparação das apresentações em Power Point maior atractividade, menos informação em cada slide, com tamanho de letra maior. Facilitava a recepção da mensagem e dos números.