Prof. João Deus Pinheiro
O Sr. Professor no Conselho da Primavera referiu, na qualidade de Vice-Presidente do PPE, que o pecado original da Estratégia de Lisboa reside no papel “orbitário” que é dado à Comissão Europeia como agente mobilizador dessa estratégia. Pedia-lhe, em primeiro lugar, que nos desse exemplos dessas dificuldades e em que medida é que estas se reflectem no seu trabalho, desta vez, enquanto deputado europeu. Em segundo lugar, e aludindo à mesma metáfora, de que outros pecados originais padecem as Instituições Europeias e os partidos nela representados para levar a cabo a sua missão?
Dr. José Ramos Horta
Que lugar dará, enquanto Presidente da República de Timor, à língua portuguesa e com que protagonismo se assume já esta preocupação no seu projecto de intervenção política?
Achei Curioso
A revista de imprensa com que se agracia os alunos diariamente. A sua multidisciplinaridade é para mim sinal inequívoco da abertura da UV, que desta forma não nos condiciona enquanto participantes a um leque restrito de temas, e que acredita no valor acrescentado que a actualidade nacional e internacional representa num escrutínio mais lúcido desses mesmos temas.
A faixa que ladeia a mesa de trabalho alusivo ao “Groupe du Parti Populaire Européen Démocrates-Chrétiens” (PPE-DE).
A filiação do nosso partido nesta “plataforma ideológica” confere, em minha opinião, aquele cunho europeísta ao nosso partido, que sai desta forma muitíssimo reforçado.
Achei curiosa a forma crítica como o Professor João Joanaz de Melo aflorou projectos polémicos, sob ponto de vista ambiental, com a assinatura de executivos do nosso partido.
"Ela [Dr.ª Leonor Beleza] é muito feminista...na forma!" Professor Marcelo Rebelo de Sousa dixit
Sugestões
Pensar-se na possibilidade dos alunos poderem fazer chegar as suas perguntas aos oradores convidados, caso estas não tenham obtido resposta directamente do orador durante o período de perguntas livres. Perguntas essas que poderiam ser respondidas pelo orador, ainda que fosse por tópicos, no decurso da Universidade de Verão (via e-mail por exemplo) e publicadas na intranet.