NOTÍCIAS PERGUNTA A ... ACHEI CURIOSO CONTRIBUTOS JUV MEDIATECA SUGESTÕES FOTOGRAFIAS ENTREVISTAS
 
 
 
 
14.30 - Assembleia (simulação)
20.00 - Jantar-Conferência com o Dr Vasco Graça Moura
Participantes
 
  Pedro Pólvora
21 anos
   
Grupo Castanho
Distrito:
Setúbal
Concelho:
Seixal
Hobbie:
Vela
Animal:
Gato
Comida:
Sushi
Música:
Another Brick in the Wall - Pink Floyd
Livro:
O triunfo dos porcos
Filme:
Crash
Gostaria de Ser:
Docente Universitário
     
    Intervenções
   
Ajustamento a participação na área do Euro
Baixar os Impostos: Sim ou Não?
Assembleia (simulação)
     
    Pergunta a ...
   
Dr. Pedro Rodrigues
Quais os principais desafios/dificuldades da JSD para os próximos anos?
A JSD tem um enorme desafio – o de reconquistar a confiança da juventude portuguesa, sendo para isso fundamental a JOTA conseguir reconquistar o seu espaço de intervenção e influência na sociedade portuguesa.
Para isso a JSD tem de se centrar no debate político das questões centrais para a juventude portuguesa e preocupar-se menos com as questões políticas internas.
Para isso temos de olhar menos para nós e mais para a sociedade portuguesa, preocupando-nos com os problemas que afectam a juventude portuguesa.
Para isso temos de ser capazes de falar a linguagem dos jovens, interpretar o sentimento da juventude portuguesa e ser capazes de identificar as causas e bandeiras que os mobilizem. Com irreverência mas sempre com grande sentido de responsabilidade.
Prof.Dr. Luis Valadares Tavares
O acesso e qualidade da educação são encaradas hoje como um elemento primordial ao desenvolvimento humano, Portugal com uma das mais elevadas taxas de analfabetismo europeias, tem protagonizado um esforço e uma aposta financeira na formação respeitável. No entanto, apesar deste esforço os conteúdos programáticos são alterados de forma continuada, atribuindo uma instabilidade educacional consoante “capriches políticos”, de que forma poderia o ensino português ultrapassar este tipo de obstáculo?
Prof. João Deus Pinheiro
Como encara a "popularidade" que o tema Ambiente tem ganho ao nível político, nomeadamente através de figuras mundiais como Al Gore ou Michael Moore (através do filme "Ciclo")?
Dr. José Ramos Horta
Tendo Timor- Leste uma "democracia jovial", de apenas 5 anos, como encara as recentes dificuldades institucionais?
Dra. Leonor Beleza
Atendendo à recente política governamental levada a cabo na área da saúde, nomeadamente o encerramento massivo dos SAP's, como encara este tipo de medidas, tendo em conta o argumento da "eficiência supra citado" pelo Governo?
Dra. Teresa Morais
Enquanto Deputada, o combate ao "tráfico" de crianças desempenhou um papel fundamental no seu trabalho. Nesse sentido, como encara a evolução e situação actual em Portugal face a esta premente problemática?
     
    Achei Curioso
   
  • Achei curioso a mensagem, a criatividade e o sentido de humor presente na Gala do Boneco, um excelente momento de descontracção, que acreditem foi fundamental para a continuação dos trabalhos de hoje…
  •      
        Sugestões
       
  • A possibilidade de questionar os oradores após a realização da conferência, de preferência por escrito, mas tendo como principal intuito dar a oportunidade de debate de ideias e concepções a todos os que não o puderam fazer durante a formação temática.
  • Por mais ambicioso que possa parecer sugiro a introdução de mais um módulo de simulacro, que um pouco à imagem do jogo WorldMun (a todos os interessados em saber um pouco mais visitem http://www.fcsh.unl.pt/necpri/portugalmun2005/index.html), tendo obviamente em atenção que nas primeiras edições a complexidade do simulacro teria de ser reduzida.

    Em síntese, a ideia é a realização de um reprodução de uma sessão plenária do Parlamento Europeu, onde cada grupo ou alunos da Universidade de Verão que adoptando um papel específico teriam de alcançar o objectivo proposto, podendo este passar pela aprovação ou refutação de uma proposta, a devida representação de “lobbies”, entre outras iniciativas a delinear.

    O papel primordial do simulacro não seria a avaliação mas a introdução de breves noções referentes ao funcionamento do Parlamento Europeu, bem como o devido respeito pela representatividade e papel de cada pais no respectivo órgão comunitário.

  •      
         
        Ouvir Entrevista