NOTÍCIAS PERGUNTA A ... ACHEI CURIOSO CONTRIBUTOS JUV MEDIATECA SUGESTÕES FOTOGRAFIAS ENTREVISTAS
 
 
 
 
14.30 - Assembleia (simulação)
20.00 - Jantar-Conferência com o Dr Vasco Graça Moura
Participantes
 
  Sabrina Coutinho Furtado
25 anos
   
Grupo Rosa
Distrito:
Açores
Concelho:
Vila Franca do Campo
Hobbie:
Escrever, Voleibol
Animal:
Gato
Comida:
Arroz de pato
Música:
Enya
Livro:
Maquiavel em democracia: Balladour
Filme:
As pontes de Madison County
Gostaria de Ser:
Directora de empresa de marketing, Política, Prof. Universitária
     
    Intervenções
   
Globalização: O novo mundo em que vivemos
Os 10 mandamentos em Democracia
     
    Pergunta a ...
   
Dr. Pedro Rodrigues
No Congresso da JSD em Espinho disse que pretendia fazer com que todos trabalhassem em união, tanto os que os elegeram como os que votaram contra si, sendo que por exemplo, as duas Regiões Autónimas foram um caso em que a Madeira estava consigo e os Açores não. Acha que esta a conseguir? O que fez com este propósito e acha que está a conseguir aproximar as comissões políticas reginais da comissão política nacional? Que medidas já tomou para tentar diminuir os custos das passagens aéreas e extinguir o cargo de Representantes da República nas Regiões Autónomas?
No último Congresso Nacional da JSD afirmei que a situação que a JOTA atravessava impunha que todos nos uníssemos em torno do cumprimento dos nossos objectivos e que deixássemos de olhar para o nosso umbigo.
Afirmei que a conquista da confiança dos portugueses exigia, e continua a exigir, que nos concentrássemos nos problemas dos jovens portugueses e não nas guerrilhas e disputas internas.
Afirmei que, assim que terminassem os trabalhos do Congresso Nacional, teria de cessar a divisão entre as duas listas candidatas à liderança nacional da JSD.
Afirmei e continuo a afirmar. Afirmei e é nisso que estou fortemente empenhado. Afirmei e é esse um dos princípios que norteiam a minha acção política diária.
É nesse sentido que temos trabalhado em conjunto com todas as estruturas regionais, distritais e locais e estou convencido que estamos no bom caminho.
Quanto à questão da extinção do Representante da República nas Regiões Autónomas, como sabe, colocar-se-á no quadro da Revisão Constitucional. Nesse momento iremos, de acordo aliás, com o que consta da nossa moção de estratégia global aprovada em Congresso, propor a extinção da referida figura de Representante da República nas Regiões Autónomas que constituem para nós um anacronismo. Nesse contexto proporemos que o exercício das competências dos Representantes da República, (fiscalização da constitucionalidade dos decretos legislativos regionais), deverá ser exercido pelo próprio Presidente da República.
No que concerne ao custo das passagens aeroportuárias iremos no inicio da sessão legislativa apresentar um requerimento na Assembleia da República pedindo esclarecimentos ao Ministro da tutela sobre o assunto.
Dra. Leonor Beleza
Concorda com o sistema de quotas para a participação feminina na AR, ou acha que uma mulher só deve ser eleita pela sua competência e não "apenas" porque é mulher?
É errado opor sistemas de discriminação positiva à ideia de competência. Ignorar a participação que as mulheres podem trazer à política não produziu um nível elevado de competência dos deputados – ai de nós!
Dr. Miguel Macedo
Qual seria a primeira medida que adoptaria para tentar minimizar as dificuldades de jovens licenciados, principalmente afim de evitar que tanto a especialização como os quadros qualificados emigrem?
Prof.Dr. Luis Valadares Tavares
Acha que em Portugal os jovens deviam investir mais e querer tirar cursos de especialização técnica?
Dr. Vasco Graça Moura
Como foi para si receber o prémio "Virgílio Ferreira 2007"?
Prof. João Deus Pinheiro
Da época em que foi Ministro da Educação até hoje, acha que foram tomadas medidas por Governos posteriores que tomaria? Se sim quais?
Dr. José Ramos Horta
Sendo Timor Leste um Estado muito recente que atingiu, ou melhor, conquistou a democracia há pouco tempo, pratica sufrágio, elege os seus governantes e legitima o seu poder, na sua opinião , dentro de quanto tempo, e conhecendo a realidade do país, o mesmo atingirá uma plena e madura democracia que sobretudo faça com que a paz seja mantida, com que o sistema político seja intensificado e o desenvolvimento em massa e em grande escala chegue ao país?
Dr. Durão Barroso
Pouco tempo depois de aceitar o convite para ser Presidente da Comissão Europeia o Parlamento foi dissolvido. Acha que se Pedro Santana Lopes, ao invés de assumir funções, tivesse sido automaticamente sujeito a sufrágio para que o seu poder fosse legitimado, será que teria naquela altura ganho as eleições a Sócrates? Ou acha que o facto de Santana ter ido ao Palácio de Belém apresentando a alternativa a Henrique Chaves e quando recebeu a notícia da dissolução, enquanto precisamente ao mesmo tempo seguindo os meios de comunicação social, Sócrates e o núcleo duro do PS estavam reunidos no Largo do Rato é um forte indício de que estava tudo preparado?
Dra. Teresa Morais
Acha que a lei de 2003 que previa que todos os emigrantes brasileiros em Portugal ficassem legais foi benéfica para o nosso país?
     
     
    Sugestões
   
  • Como depois da UV acabar provavelmente não teremos acesso ás fotos de 2007, acho que podiam fazer uma cópia em cd ou quem quiser pode dar a sua pen para passarem as fotos todas.
  •      
         
        Ouvir Entrevista