NOTÍCIAS PERGUNTA A ... ACHEI CURIOSO CONTRIBUTOS JUV MEDIATECA SUGESTÕES FOTOGRAFIAS ENTREVISTAS
 
 
 
 
14.30 - Assembleia (simulação)
20.00 - Jantar-Conferência com o Dr Vasco Graça Moura
Participantes
 
  Susana Correia Santos
23 anos
   
Grupo Bege
Distrito:
LisboaAM
Concelho:
Oeiras
Hobbie:
Natação
Animal:
Cavalo
Comida:
Carapauzinhos fritos com arroz de feijão
Música:
Vaga de Kátia Guerreiro
Livro:
Equador de Miguel Sousa Tavares
Filme:
Cinema Paraíso
Gostaria de Ser:
Ministra da Ciência e Ensino Superior
     
    Intervenções
   
Jantar-Conferência com a Dra. Teresa Morais
Falar Claro
     
    Pergunta a ...
   
Dr. Pedro Rodrigues
Tendo em conta a consensual necessidade na aposta em investigação e desenvolvimento em Portugal, quais são as estratégias que propões para promover a facilidade no acesso a bolsas de investigação?
O nosso país tem de fazer uma firme aposta na investigação e inovação, e tem de se afirmar a sua capacidade de reter em Portugal jovens cérebros, bem como criar condições para atrair cérebros estrangeiros investigadores.
Assim, impõem-se por um lado o reforço dos montantes destinados a bolsas de investigação e, por outro lado, agilizar os processos de atribuição das mesmas.
Mas, é igualmente determinante que se criem condições para a realização de investigação e de promoção da inovação, através da existência de laboratórios com as devidas condições para o efeito.
Dr. Miguel Macedo
Por que razão o PSD passa tanto tempo em debate interno?
Prof.Dr. Luis Valadares Tavares
Prevê a possibilidade de uma implementação do sistema tipo Bolonha no Ensino Básico e Secundário a nível Europeu? Concordaria?
Prof. João Deus Pinheiro
Uma vez que a Golbalização já é uma realidade, quais são as áreas específicas em que portugal deve apostar para merecer uma realidade muito própria?
Dr. José Ramos Horta
Quais são as estratégias que promove e defende para fomentar o empreendedorismo em Timor?
Dra. Leonor Beleza
Considera que a fraca participação feminina na política é explicada por factores culturais e/ou históricos e/ou sociológicos?
Dra. Teresa Morais
A forte imigração dos povos dos países do leste da Europa para Portugal é uma ameaça ou uma oportunidade?
     
    Achei Curioso
   
  • Ontem quando nos distribuíram um envelope com o convite para o jantar, pensei que era um excelente gesto para marcar o início da UV, revelando a simpatia e fomentando a responsabilização que constituem algumas das características incutidas por esta UV.

    Hoje, quando o recebi novamente, percebi que é mesmo um ritual desta família, e achei mesmo curioso! Sem dúvida, a motivação e a responsabilização individual de cada aluno está a ter uma forte aposta e com excelentes resultados.
  • Achei curioso como a organização da UV ainda nos surpreendeu com mais duas actividades que muito nos entusiasmaram: a gala do boneco e a gala do cabaret! Quando pensávamos que já não haveria mais surpresas, há sempre mais uma, ou mesmo duas, que permitem ao nosso entusiasmo crescer ainda mais.
  • Para a próxima edição da Universidade de Verão poderia haver um exercício que contemplasse a criação de diferentes formas de contactos com a comunicação social, possibilitando assim a prática destas competências. Parece fácil, mas na realidade não é, e praticar pode ser a estratégia chave para não cometer erros.
  • A distribuição da Brochura “Falar,…Claro!” foi mais uma agradável surpresa desta Universidade de Verão. Fácil leitura, regras e conselhos essenciais para o dia a dia. Um essencial manual de bolso.
  •      
        Sugestões
       
  • A organização da UV em grupos é fantástica e permite uma eficaz estratégia para o desenvolvimento dos trabalhos, promovendo entre os Unives a promoção das competências de trabalho em equipa. Contudo, sinto que existe pouca interacção entre os Unives fora do seu grupo de trabalho. Seria importante realizar alguma actividade em que se incentivasse o relacionamento com as pessoas dos outros grupos, para que todos nos conhecessemos um pouco melhor, como UMA única selecção nacional.
  •      
        Mensagem Final
       

    As 5 impressões digitais da Universidade de Verão:


    1 – Solidariedade


    2 – Dedicação


    3 – Organização


    4 – Qualificação


    5 – Empenhamento

         
        Ouvir Entrevista