NOTÍCIAS PERGUNTA A ... ACHEI CURIOSO CONTRIBUTOS JUV MEDIATECA SUGESTÕES FOTOGRAFIAS ENTREVISTAS
 
 
 
 
14.30 - Assembleia (simulação)
20.00 - Jantar-Conferência com o Dr Vasco Graça Moura
Notícias
29/08/2007
Universidade de Verão - Dia III

No terceiro dia da Universidade de Verão os alunos frequentaram uma aula de Luís Marques Guedes e participaram num jantar conferência com Teresa Morais.

Luís Marques Guedes, líder parlamentar do PSD, falou aos alunos sobre as funções do estado e a organização do sistema político português. No tema “O Estado visto por dentro”, o parlamentar explicou minuciosamente os diferentes níveis em que o Estado português está, constitucionalmente, organizado.
 
No período dedicado às perguntas dos grupos, os alunos tiveram oportunidade de ouvir Luís Marques Guedes responder às suas questões, que incidiram essencialmente em matérias como a reorganização administrativa, a reforma do parlamento ou a redefinição das funções do estado.
 
O líder parlamentar do PSD salientou a importância de todos os cidadãos, e em particular os jovens da UV, em “serem plenos conhecedores dos direitos e deveres de intervenção cívica, para que as opções não fiquem só nas mãos dos outros”.
 
“É fundamental conhecer os mecanismos de funcionamento do estado para que possamos influenciar decisivamente o nosso futuro colectivo. Há um erro muito grande em considerar-se o estado como pessoa terceira, distante”, defendeu.
 
Durante a tarde, os alunos estiveram envolvidos em dinâmicas de grupo. Cada um dos dez grupos de alunos apresentou aos seus companheiros a defesa de personagens da história de Portugal, que haviam escolhido no primeiro dia da Universidade. Neste exercício pedagógico e argumentativo, os grupos eram também confrontados com um grupo adversário que contestava a sua escolha.
 
Teresa Morais, deputada do PSD na IX Legislatura, foi a convidada da Universidade de Verão 2007 para o jantar-conferência.
 
A especialista em direito de menores fez uso da palavra para transmitir aos alunos os seus conhecimentos e a sua experiência nas áreas do “apoio à criança e adopção”.
 
Os 100 alunos da Universidade de Verão, sensibilizados pela exposição da oradora, que havia apresentado alguns dados sobre a realidade portuguesa em matéria de protecção e apoio à criança, apresentaram perguntas de enorme pertinência.
 
Em resposta às questões colocadas pelos alunos, Teresa Morais lamentou o facto de Portugal continuar a não estratificar algumas estatísticas que apresenta internacionalmente, e que pela forma agregada como os dados são apresentados às organizações internacionais não permitem tirar conclusões fiáveis
 
A falta de técnicos nas comissões de protecção de crianças e jovens, profissionalização dos trabalhadores das IPSS, questões da tutela educativa e da adopção, adopção de crianças por casais homossexuais, os mecanismos de adopção noutros países do mundo, o apoio às vítimas de violência e abuso ou a obesidade infantil foram algumas das matérias sobre as quais os alunos quiseram ouvir Teresa Morais.
 
Teresa Morais falou também da sua experiência parlamentar na IX Legislatura, onde apresentou um conjunto de iniciativas legislativas para aumentar as medidas de apoio à criança.