NOTÍCIAS PERGUNTA A ... ACHEI CURIOSO CONTRIBUTOS JUV MEDIATECA SUGESTÕES FOTOGRAFIAS ENTREVISTAS
 
 
 
 
14.30 - Assembleia (simulação)
20.00 - Jantar-Conferência com o Dr Vasco Graça Moura
Notícias
28/08/2007
Universidade de Verão - Dia II

Os alunos da Universidade de Verão frequentaram, no segundo dia, as aulas de Vítor Gaspar e João Joanaz de Melo. Os alunos da UV2007 tiveram o previlégio de participar num jantar-conferência que contou com a participação de Leonor Beleza.

Vítor Gaspar, director do Bureau of European Policy Advisers (BEPA) – organismo que reporta directamente ao Presidente da Comissão Europeia, deu uma aula sobre a economia europeia, bem como alguns aspectos da política monetária europeia.
 
Durante a exposição de Vítor Gaspar, assim como no período de perguntas dos grupos, que seguiram a intervenção, os alunos tiveram a oportunidade de melhor compreenderem o percurso da convergência de Portugal com os parceiros europeus, desde há várias décadas. A abordagem de Vítor Gaspar centrou-se na evolução de Portugal e Espanha num caminho, até certo ponto comum, que os dois países fizeram desde a década de sessenta.
 
No painel da tarde, a aula foi dada por João Joanaz de Melo, professor de ciências e engenharia do ambiente, na Universidade Nova de Lisboa, subordinada à temática ambiental. Questionando se o ambiente é “um luxo ou uma necessidade”, o professor captou, desde cedo, a atenção da sala.
 
João Joanaz de Melo falou sobre matérias como a exploração dos recursos naturais do planeta e a dimensão do impacto da acção humana na Terra, alterações climáticas, manutenção de ecossistemas, ou ainda sobre a diversidade da paisagem natural de Portugal.
 
Ao mesmo tempo que lançou algumas criticas sobre os “erros do passado” na área ambiental, defendeu as suas posições em matéria de desenvolvimento regional e do próprio ordenamento do território.
 
O pragmatismo de João Joanaz de Melo levou-o ainda a apresentar aos alunos algumas propostas para que Portugal faça realmente aquilo a que chamou o “longo caminho para a sustentabilidade”, procurando sempre o equilíbrio entre o desenvolvimento económico e a protecção do ambiente.
 
A personalidade convidada para produzir a conferência do segundo dia da UV 2007 foi Leonor Beleza, actualmente Presidente da Fundação Champalimaud.
 
Os alunos da Universidade de Verão brindaram à sua distinta convidada e o Director da UV2007, Carlos Coelho, lançou a conferência instando Leonor Beleza a falar um pouco sobre aquele que tem sido o trabalho da Fundação a que preside, em Portugal e no Mundo.
 
Leonor Beleza cativou os cerca de 100 jovens alunos que participam na Universidade de Verão, logo desde o primeiro momento. O entusiasmo com que deu a conhecer aos alunos a missão que abraça há quatro anos, foi devidamente recompensado com o reconhecimento daqueles que sabiam estar na companhia de alguém que tem por objectivo “criar” condições para uma vida melhor àqueles que, no mundo, sofrem por questões de saúde.
 
O objectivo primordial de Leonor Beleza e da Fundação é o de fazer investigação de excelência em Portugal, criando condições para que os melhores cientistas portugueses e estrangeiros possam investigar na área da saúde, colocando as novas descobertas ao serviço daqueles que mais precisam. “Nos domínios científicos não podemos limitar a nossa ambição”, afirmou.
 
Ao longo da noite, os alunos colocaram questões tão amplas como as capacidades de Leonor Beleza. A conferencista respondeu a questões relacionadas com a investigação cientifica, com o direito, com o funcionamento e gestão das unidades de saúde e sobre o acesso aos serviços de saúde.
 
Nas respostas que deu a todas as questões, foi possível confirmar o perfil profundamente humanista com que desenvolve a sua acção.
 
Sobre o acesso aos serviços de saúde, Leonor Beleza afirmou que, face ao conhecimento disponível, existe hoje uma diferença real na forma como um cidadão com capacidade financeira pode sobreviver, e como um cidadão que não tenha as mesmas possibilidades, pode não conseguir sobreviver.
 
Assim, defende, o “Estado deve garantir sobretudo que todos os cidadãos tenham um serviço de qualidade (…) O nível de exigência tem de ser comum entre os que são tratados em hospitais públicos e em hospitais privados”, defende. “Tudo o resto é secundário”, concluiu.
 
Leonor Beleza ilustrou algumas resistências que subsistem no nosso país para que, por exemplo, as unidades de saúde sejam geridas de acordo com aqueles que são os princípios universais da gestão. A conferencista defendeu que esses princípios universais podem ser aplicados na organização de hospitais, com ganhos para as pessoas. A este propósito e em resposta à questão de um dos grupos de alunos, apontou o exemplo específico de uma instituição de excelência, o “Aravind Eye Hospital”, instituição essa que venceu o “Antonio Champalimaud Vision Award 2007”, com o seu “Eye Care System”, que permitiu salvar da cegueira muitas pessoas, de todo o mundo.
 
Antes de terminar a conferência e se despedir dos presentes, Leonor Beleza fez questão de congratular a Universidade de Verão por ter critérios de selecção exigentes e que garantem uma participação praticamente paritária, entre mulheres e homens. A paridade entre mulheres e homens na participação política e no desempenho de funções políticas é determinante para o futuro da sociedade.
 
Por fim, Leonor Beleza deixou um voto aos jovens presentes: “O país precisa que os jovens desenvolvam o interesse pela política. Estudem, façam as vossas carreiras, tentem fazer tudo – é possível –, e os vossos amigos, tragam-os para a política, tragam aqueles que acham que são os melhores. O país precisa de vocês.”