NOTÍCIAS PERGUNTA A ... ACHEI CURIOSO CONTRIBUTOS JUV MEDIATECA SUGESTÕES FOTOGRAFIAS ENTREVISTAS
 
 
 
 
14.30 - Assembleia (simulação)
20.00 - Jantar-Conferência com o Dr Vasco Graça Moura
Notícias
27/08/2007
Universidade de Verão – Dia I

A Universidade de Verão de 2007, uma iniciativa conjunta do PSD, da JSD e do Instituto Francisco Sá Carneiro, teve hoje início na vila de Castelo de Vide.

Intervieram na sessão formal de abertura, Joana Barata Lopes, enquanto aluna da Universidade de Verão de 2006, Carlos Coelho, na qualidade de Director da Universidade de Verão, Pedro Rodrigues, Presidente da JSD, e Miguel Macedo, Secretário-Geral do PSD.
 
Joana Barata Lopes deu as boas-vindas aos cerca de 100 alunos recém-chegados à quinta edição da Universidade de Verão. Como ex-aluna, agora com funções na organização da iniciativa, procurou, na sua passagem de testemunho, motivar os novos alunos para a experiência que iniciam.

Carlos Coelho, o Director da Universidade de Verão, interveio apresentando a Universidade de Verão aos cerca de 100 jovens de todo o país que foram seleccionados para esta edição de 2007.

O Director da UV2007 dirigiu parte da intervenção para os aspectos organizativos da Universidade de Verão, explicando os diferentes mecanismos de participação que os alunos têm à sua disposição, que vão da Intranet ao Jornal da Universidade de Verão (JUV), passando pelos formulários de sugestões e de avaliação aos próprios oradores.

Carlos Coelho transmitiu também os valores que devem nortear a participação dos alunos na Universidade de Verão e na sua vida, afirmando que a política é “mesmo algo que deve ser destinado às pessoas”.

Do mesmo modo, desejou aos alunos “uma feliz UV2007”.
 
Pedro Rodrigues, Presidente da JSD, foi contundente ao afirmar que a Universidade de Verão é hoje “a melhor academia política do país, graças à participação dos alunos e do seu director, Carlos Coelho”. O Presidente da JSD incentivou os jovens alunos a “exercitarem os princípios e valores da acção política”.
 
Incitando aos valores do companheirismo, da tolerância, da solidariedade que são comuns à “família UV 2007” que durante uma semana está reunida em Castelo de Vide, apelou ainda que cultivassem esses mesmos valores, não só na sua vida profissional, mas também, na acção política.
 
Miguel Macedo, secretário-geral do PSD, saudou os presentes na sessão de abertura, referindo que o PSD, como outros partidos, durante alguns anos, não fiz apostas fortes na formação de jovens quadros políticos. Contudo, disse, foi também o PSD que recuperou a formação dentro dos partidos, ao lançar a Universidade de Verão, em 2003.
 
O Secretário-Geral do PSD, nas palavras que dirigiu aos jovens, realçou ainda uma outra iniciativa de formação, que foi a recente realização da Universidade do Poder Local, na qual participaram cerca de uma centena de jovens com experiência autárquica.
 
Num segundo momento da sua intervenção, Miguel Macedo abordou um conjunto de questões que devem preocupar não só os jovens, mas do país em geral.
 
Acusando o governo do Partido Socialista de ter “desistido da política de juventude”, o Secretário-Geral do PSD lamentou que o país estivesse a regressar a uma realidade que não era verificada desde há várias décadas, referindo-se ao facto de milhares de jovens estarem a ver-se obrigados a procurar oportunidades fora do país, uma vez que o país não lhes dá quaisquer oportunidades ou qualquer esperança numa melhoria da situação.
 
Um país que parece regressar, neste ponto, a uma realidade anterior a 1974, “é um país que está doente”. Não é aceitável que, num momento em que toda a Europa vive problemas de âmbito demográfico, Portugal se dê “ao luxo de deixar fugir” tantos portugueses para outros países, disse.
 
O desemprego, em específico, o desemprego de jovens licenciados, foi outra questão abordada por Miguel Macedo. O Secretário-Geral do PSD afirmou “não compreender como é que numa altura em que todos reconhecem que o país precisa de quadros mais qualificados para enfrentar o futuro, os indicadores confirmam que o mercado de trabalho não absorve os quadros mais qualificados da nossa população”.
 
O modelo de gestão das universidades que o Governo escolheu praticamente sozinho, mereceu duras críticas por parte do Secretário-Geral do PSD. “Na lei que este governo do Partido Socialista fez aprovar, vence a lógica do financiamento, contra a abertura das universidades à sociedades e às suas exigências”, disse.
 
Por fim, o Secretário-Geral do PSD lamentou ter que adoptar um discurso pouco animador, alertando porém que esse “não é um discurso pessimista, mas sim, um retrato fiel” de uma realidade grave.
 
Após a sessão formal de abertura, seguiu-se o jantar de acolhimento com o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Ribeiro,

A Universidade de Verão fez um brinde a António Manuel Grincho Ribeiro e o edil agradeceu o facto de o PSD ter escolhido Castelo de Vide para a realização da iniciativa, desejando a todos os alunos uma frutífera aprendizagem dos ensinamentos que “tão ilustres políticos e técnicos” têm para transmitir, ao longo de uma semana de trabalho intenso.

Após o jantar de acolhimento, os grupos elegeram os seus coordenadores e realizaram os trabalhos que lhes haviam sido destinados.